Está a ser projectada a construção de uma nova ponte sobre o rio Save para ligar os distritos de Massingir, na província de Gaza, e Mussurize e Machaze, em Manica, como alternativa à Estrada Nacional Número Um (N1).
Para o efeito, acabam de ser adjudicados os serviços de consultoria para a elaboração do anteprojecto e fiscalização das obras da infra-estrutura e dos respectivos acessos, na Estrada R441, nas duas províncias.
Os trabalhos em causa estão orçados em pouco mais de 52 milhões de meticais financiados pelo Governo e serão executados pela empresa Civil e Planning Group Moçambique.
Conforme soube o “Notícias”, a construção da ponte está alinhada com a estratégia do Governo de criar uma estrada alternativa à EN1, passando por Macie, Chókwè, Guijá, Mabalane, Mapai, Massingir, Mussurize, Chimoio até Muxúnguè ou Inchope, isto é, ligação Sul e Norte.
O troço em projecção terá como ponto de partida o distrito de Bilene até Inchope contornando a província de Inhambane, o que encurtará distâncias para as pessoas que saem do Norte de Gaza.
Esta estrada alternativa poderá constar no próximo Programa Quinquenal do Governo, a ser aprovado pela Assembleia da República, para assegurar que sejam discutidos os investimentos necessários para a operação.
No entanto, sabe-se que já iniciou o processo de mobilização de financiamento para a concretização da iniciativa, porque o país não pode continuar a depender de uma só estrada, visto que qualquer situação anómala na via cria constrangimentos à circulação. (Notícias)
Deixe uma resposta