A mandatária do partido Frelimo, Verónica Macamo, disse, hoje, na cidade de Maputo, que os resultados centralizados das eleições gerias de 9 de Outubro reflectem o trabalho realizado pelo partido e seu candidato presidencial.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou hoje os resultados das eleições gerais que dão vantagem ao partido Frelimo e o seu candidato, Daniel Chapo. O partido Podemos conquistou o segundo lugar no parlamento. Venâncio Mondlane foi o segundo candidato presidencial mais votado. A Renamo e Ossufo Momade seguem em terceiro lugar. E o Movimento Democrático de Moçambique e Lutero Simango conquistaram o quarto lugar.
“Os resultados reflectem, fundamentalmente, o voto de cada eleitor. Nos orgulhamos, sim. Se quisermos ser verdadeiros, vocês aqui viram que estivemos em todo o lado a explicar o que fizemos ou não fizemos. Explicamos também os constrangimentos por que passamos [durante a governação]. Não é fácil. Este país marchou muito”, disse.
Considerou que, por não terem havido vários casos em que as actas e editais de apuramento não foram registados, o país caminha para melhorar os processos eleitorais.
Ele disse ainda que não terá havido qualquer estratégia por parte do partido Frelimo para despromover a Renamo do estatuto do segundo partido com maioria parlamentar.
“Não quero falar dos outros. Mas penso que este é o resultado do trabalho que o nosso candidato e os dirigentes e membros da Frelimo fizerem em termos de não apenas falar do que foi feito, mas também do que vamos fazer”, referiu.
Por outro lado, apelou aos moçambicanos para se absterem das manifestações “que, fundamentalmente, se pode dizer que são pacíficas” em reivindicação dos resultados eleitorais.
“Precisamos recordar isso. Os jovens são donos deste país hoje e amanhã”, disse.
Deixe uma resposta