Noite das Bruxas: 150 pessoas mortas esmagadas numa multidão

Noite das Bruxas: 150 pessoas mortas esmagadas numa multidão

Cento e cinquenta e quatro óbitos foram declarados esta segunda-feira, após uma tragédia durante as celebrações da Noite das Bruxas “Halloween”, no sábado (29), na cidade sul-coreana de Itaewon.

Avança a imprensa internacional que 154 pessoas, incluindo 22 estrangeiras, morreram esmagadas, sufocadas e espezinhadas, e mais de 149 ficaram feridas, 33 destas com gravidade. As autoridades locais referem que pelo menos 141, das 154 pessoas mortas, já foram identificadas.

As vítimas são sobretudo adolescentes e jovens adultos, a maioria mulheres (mais de 90). Segundo o jornal The New York Times, citado pelo Público, o Governo de Seul diz ter o registo de mais de 4 mil pessoas desaparecidas.

O Presidente sul-coreano prometeu uma “investigação aprofundada” para apurar as causas da tragédia e anunciou luto nacional.

Na sexta-feira à noite, as ruas estreitas e inclinadas de Itaewon – zona conhecida pela sua movida nocturna, com vários restaurantes, bares e discotecas – começaram a encher-se de uma multidão de jovens mascarados. O cenário de ruas apinhadas de gente repetiu-se e agravou-se na noite de sábado. Não houve um evento específico a atrair multidões, segundo as autoridades sul-coreanas, mas nas redes sociais multiplicaram-se os anúncios a eventos em bares e discotecas.

Poucos minutos antes das 22h30 locais, gerou-se o caos: desconhece-se o que provocou o esmagamento de mais de uma centena de pessoas, mas testemunhas dizem que o pânico se espalhou por várias artérias à volta da rua onde ocorreram muitas das mortes, perto do Hamilton Hotel, com a polícia a ter dificuldade em controlar o mar de gente.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.