“No gume das palavras”: uma Conferência Internacional em homenagem a José Craveirinha

“No gume das palavras”: uma Conferência Internacional em homenagem a José Craveirinha

A Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) realiza, na próxima semana, na cidade de Maputo, a primeira Conferência Internacional “No Gume das Palavras”, em homenagem ao poeta-mor moçambicano José Craveirinha (1922-2003).

O evento, que terá lugar no salão nobre da AEMO, vai decorrer entre terça e quarta-feira, e será a primeira alusiva ao centenário de Craveirinha.

Segundo o secretário-geral da agremiação, Carlos Paradona, o evento decorrerá nos formatos presencial e virtual, e contará com a participação de vários autores nacionais, angolanos, portugueses e espanhóis, que abordarão a vida e obra do autor.

“Surge para honrarmos e saudar o centenário de nascimento de José Craveirinha e tem em vista internacionalizar a literatura e cultura moçambicanas”, explicou o escritor.

Paradona forneceu estas informações na sequência da visita, ontem, à Fundação José Craveirinha, na casa onde o autor de obras como “Maria” e “Xigubo” viveu parte da sua vida.

Na ocasião, Zeca Craveirinha, filho do poeta, mostrou-se feliz ao perceber que o pai não foi esquecido.

“Celebrar é isto, vir a casa e exaltar José Craveirinha, não deixar esta memória morrer”, disse.

A incursão faz parte de um leque de iniciativas ligadas ao centenário de José Craveirinha, que começaram, na quarta-feira, com uma exposição e venda de livros no Museu da História Natural, por ocasião do 18 de Maio, Dia Mundial dos Museus.

Ainda hoje, os escritores realizaram um sarau cultural na Escola Internacional de Maputo, e, na segunda-feira, será conhecido o vencedor do grande Prémio de Literatura José Craveirinha, organizado pela AEMO e patrocinado pela empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa, no valor de 25 mil dólares.

No dia 25, será relançada a obra “Memórias do Bairro Indígena”, de Juvenal Bucuane, no Atelier Noel Langa.

Às 8.30 horas do derradeiro dia do centenário, 28 de Maio, haverá deposição de flores, na Praça dos Heróis Moçambicanos.

A festa continuará, mais tarde, no Conselho Municipal de Maputo e no espaço Guilhermina.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.