A NATO/OTAN (Organização do Tratado Norte) iniciou hoje um exercício de mobilização aérea, anunciado como o maior da história da organização e acolhido no norte da Alemanha.
O trabalho é denominado Air Defender 23 e decorrerá até 23 de Junho. Ele foi desenhado há muito tempo, mas serve actualmente para demonstrar o seu poder à Rússia. Devia ocorrer em 2018, depois da anexação da Crimeia pela Rússia.
Foram destacados para exercícios 250 aeronaves e 10.000 efectivos de 25 países, dois dos quais não fazem parte de aliança, a Suécia e o Japão, segundo a RDP. Só os Estados Unidos participam com dois 000 efectivos da Guarda Aérea Nacional dos EUA e cerca de 100 aviões.
Os exercícios do destacamento visam simular uma possível invasão a um aliado da NATO.
“O exercício é um sinal para nós, os países da NATO, mas também para a nossa população, de que estamos em posição de reagir muito rapidamente (…) que seríamos capazes de defender a aliança em caso de ataque”, disse o tenente-general Ingo Gerhartz, chefe da força aérea alemã.
O exercício está limitado a três zonas que não serão utilizadas todas ao mesmo tempo e terminará antes do início das férias escolares em qualquer Estado alemão. (timesofisrael)
Deixe uma resposta