Não há dinheiro para pagar do 13º salário

O pagamento do 13º salário aos funcionários e agentes do Estado está condicionado à disponibilização de fundos. O Governo não sabe se vai pagar o ordenado, principalmente após o turbilhão de exigências originado com a entrada em vigor da Tabela Salarial Única (TSU).

O Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, disse que ainda estão em curso avaliações cujos resultados serão determinantes para o pagamento ou não do 13º salário. Segundo o Ministro, o Governo vai avaliar as recomendações e decidir o que lhe cabe.

“Os trabalhos estão a correr. O as comissões da avaliação está a fazer o seu trabalho. Vamos ter de levar as recomendações para a decisão, aquelas que dependem do governo, e, avaliados todos os impactos é que serão tomadas as decisões. Nada ainda foi decidido em relação a isso”, disse, Tonela, citado hoje pelo “O Pais Economico”.

Num outro desenvolvimento, Max Tonela disse que o regresso da total para a retoma do projecto de gás em Afungi, em Cabo Delgado, esta dependente das condições de segurança.

O Governante garantiu estrar em permanente contacto “com os parceiros da Área 1”, que está a par do curso da situação de segurança na província. Tonela disse que existe um acordo para a retoma das actividades assim que a situação de segurança permitir.

Existe um trabalho permanente entre o Governo e as partes interessadas, “para salvaguardar os fundamentos do projectos, de modo que, quando chegar o momento, possam haver condições de serem retomadas as obras de construção, inclusive os compromissos com os financiadores, os tomadores do gás, construtores, entre outros”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.