“Não é provável que Nyusi seja julgado em Londres” – disse fonte jurídica à “Carta”

 Uma fonte jurídica entrevista pelo jornal a “Carta” e baseada em Londres diz que é improvável que o actual Presidente da República Filipe Nyusi seja chamado e julgado em Londres.

Respondendo as perguntas feitas pela “Carta” a fonte que é criminalista, diz que com base na legislação britânica, todo o Chefe de Estado goza de imunidade e Nyusi vai beneficiar-se dessa prerrogativa, a menos que o Estado moçambicano lhe retire essa imunidade, o que é pouco provável.

A fonte lembra ainda que foi dentro deste contexto que Filipe Nyusi se declarou imune.

Em pergunta de insistência da “Carta”, tendo em conta que Nyusi não era o Chefe de Estado na altura em que se suspeita que ele terá recebido 1 milhão de dólares da Privinvest, a fonte referiu que desde que uma pessoa seja Chefe de Estado ela é considerada como tendo imunidade.

Recentemente foi publicada uma notícia que fazia menção de que um juiz británico disse que o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, deve preparar-se para o julgamento sobre o caso das “dívidas ocultas” em Outubro próximo em Londres, apesar de invocar imunidade. (Carta)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.