Nampula prevê alcançar uma produção de mais de 85 mil milhões este ano

O Plano e Orçamento do Conselho Executivo Provincial de Nampula prevê uma produção de 85,1 mil milhões de meticais de meticais este ano, com as projecções a indicarem um crescimento económico de 6,1%,, na ordem de 90,3 mil milhões de meticais no próximo ano.

Estas previsões foram avançadas, recentemente, pelo governador Manuel Rodrigues, durante a VII Sessão da Assembleia Provincial.

Os sectores de agricultura e pescas terão maior impacto nesse crescimento global da província, prevendo-se que no primeiro ramo de actividade sejam produzidas 12,2 milhões de toneladas de culturas diversas e no segundo mais de 809 mil toneladas de pescado, em 2023.

Para o aumento da produção e produtividade, o sector da agricultura deverá ser dotado de meios e insumos, nomeadamente tractores, construção e/ou reabilitação de represas, instalação de 80 campos agrícolas, no âmbito da transferência de tecnologias agrária, distribuição de igual número de motobombas para irrigação e 180 regadores.

Na componente de pesca, a proposta refere que no próximo ano, serão também desenvolvidas várias acções, com destaque para execução de projectos piscícolas, licenciamento de sete mil artes de pesca artesanal em todos os distritos da zona costeira e capacitação de 150 aquicultores em técnicas de produção de ração e de boas práticas.

A proposta centra-se nas actividades de desenvolvimento económico e social sustentado, participativo e inclusivo, fazendo uma abordagem integrada com impacto directo na vida das populações.

O plano preconiza a construção, até 2023, de quatro escolas secundárias do primeiro ciclo em igual número de distritos, onde este tipo de ensino não existe actualmente, além de 130 salas de aula e aquisição de mais de duas mil novas carteiras, que irão permitir que 14 mil alunos deixem de estudar sentados no chão.

Entretanto, Manuel Rodrigues disse que o plano e orçamento serão executados num contexto restritivo, baseado na adopção de medidas de racionalização e contenção da despesa pública.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.