O Governo da província de Nampula, no norte de Moçambique, em coordenação com diversos parceiros de desenvolvimento, anunciou na última quinta-feira (15) a disponibilização de linhas de crédito para dinamizar a comercialização agrícola, numa iniciativa que visa absorver com eficiência o excedente da produção rural e estimular o crescimento da cadeia de valor agro-industrial.
A revelação foi feita durante o VII Fórum Provincial de Comercialização Agrícola, realizado no distrito de Rapale, sob o lema: “Fortalecer o financiamento rural como eixo estruturante para o desenvolvimento económico local e segurança alimentar”.
Segundo uma publicação do jornal Txopela, o governador de Nampula, destacou na ocasião, a importância de tornar o crédito agrícola uma ferramenta funcional e acessível aos intervenientes do sector, apelando à capitalização célere das linhas de financiamento agora disponíveis, como forma de evitar o desperdício da produção e garantir maior liquidez aos pequenos produtores.
Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica de cheques gigantes a alguns beneficiários seleccionados, marcando o início formal do processo de distribuição de fundos.
O governador desafiou ainda os beneficiários e empresários locais a investirem na instalação de pequenas unidades de agro-processamento, com o objectivo de estimular a industrialização rural, aumentar o valor agregado dos produtos e garantir a presença de bens manufacturados nos mercados da província e do país, a preços competitivos.
(Foto DR)
Deixe uma resposta