O músico moçambicano Jimmy Dludlu será galardoado com o Prémio Carreira, durante a 28.ª edição do South African Music Awards (SAMA), que terá lugar no dia 28 deste mês, na África do Sul.
A distinção é pelo contributo no desenvolvimento da indústria musical sul-africana nas últimas duas décadas, de acordo com uma nota publicada pelo órgão sul-africano “Music in Africa”. No mesmo documento, a Recording Industry of South Africa, empresa oficial que representa as indústrias fonográficas daquele país, descreveu Jimmy Dludlu como “motivo de orgulho, tesouro e embaixador da música”.
Não é a primeira vez que o guitarrista é distinguido neste evento. Em 2016, por exemplo, conquistou o prémio de Melhor Gravação Audiovisual ao Vivo, com a obra “Live at Emperors Palace”.
Há dias, foi nomeado primeiro embaixador da música do Comité de Engajamento da Diáspora Africana. Jimmy Dludlu nasceu na província de Inhambane e viveu parte da sua vida no Chamanculo. Tem passagens pelo Eswatini e África do Sul, onde fundou com Frank Paco e John Assan a banda Loading Zone, que acompanhava músicos como Hugh Masekela, Miriam Makeba, Brenda Fassie e Sipho Mabuse.
Durante aquele período, Jimmy também gravou com Miriam Makeba no álbum “Eyes on Tomorrow” e participou na produção de “Sun City Sax Appeal”, aparecendo com Rene McLean, Winston Mankunku, Robbie Jansen, Victor Ntoni e o falecido Duque Makasi.
O destaque naquele período foi a digressão na Namíbia em “Loading Zone” (1992), quando foram vistos por Papa Wemba, ícone mundial de música do Zaire, que posteriormente pediu à banda que o apoiasse em várias datas no seu país.
Deixe uma resposta