O Conselho Municipal de Quelimane, na província da Zambézia, pondera lançar, em breve, uma campanha de angariação de fundos, através da “Onda Solidária pós-Incêndio”, no mercado central local, para a construção de infra-estruturas, obedecendo padrões resilientes a desastres naturais.
O facto foi avançado, pelo vereador de mercados e feiras no Conselho Autárquico de Quelimane, Cândido Alferes, durante a visita aos escombros do incêndio ocorrido na madrugada desta esta terça-feira.
“Independentemente do resultado da perícia em curso sobre a origem do incêndio, anunciaremos, em breve, uma iniciativa solidária para reconstrução do maior círculo comercial”, disse Cândido Alferes, citado pela AIM.
A autarquia de Quelimane tem no mercado central uma das fontes estratégicas para captação de receitas próprias.
O vereador apelou à calma para um posicionamento da edilidade sobre demais acções subsequentes pós-infortúnio.
Por sua vez, o director provincial de indústria e comércio, Abel Júnior, abordado na ocasião, reconheceu que a paralisação parcial das actividades iria impactar negativamente na balança sócio-económica da província.
“O tecido empresarial, a todos os níveis, ressentir-se-á dos efeitos decorrentes do incêndio ocorrido no icónico mercado de Quelimane. Há uma necessidade de conjugação de esforços para o regresso gradual, ainda que de forma tímida, das transições económicas”, afirmou.
O incêndio de grandes proporções destruiu cerca de 700 bancas mistas, deixando avultados danos económicos.
Deixe uma resposta