O Município de Nampula pretende recorrer a um empréstimo bancário de 50 milhões de meticais para garantir o pagamento de salários dos funcionários municipais. A medida acontece após seis meses de governação do novo edil, Luís Giquira.
Segundo o vereador de finanças da autarquia de Nampula, Pereira da Fonseca Napuana, citado pelo jornal “O País”, metade do valor do empréstimo, aproximadamente 24 milhões de meticais, destina-se especificamente ao pagamento de salários.
“Teríamos 50% desses 50 milhões alocados em conta corrente caucionada para os recursos humanos, que totalizaria, em média, 25 milhões de meticais. O município estaria a alocar esse valor e a dizer ‘vamos guardá-lo para os recursos humanos no sentido de garantir, com efectividade, o pagamento de salário de todos os funcionários municipais’”, explicou o responsável na mesma publicação.
Mais adiante, Pereira da Fonseca destacou ainda que esta medida visa assegurar que, mesmo que o Governo central demore ou atrase as transferências do Fundo de Compensação Autárquica (FCA), o Município estaria em condições de proceder aos pagamentos das remunerações de todos os funcionários.
(Foto DR)
Deixe uma resposta