Depois de mais um acidente de viação, havida na sexta-feira, na Estrada Nacional Número um (EN1), província de Maputo, distrito de Manhiça, onde morreram já 14 pessoas, segundos últimos dados, o ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) informou que vai anunciar, nos próximos dias, o reforço das medidas de prevenção e redução dos índices de sinistralidade nas estradas nacionais.
O sinistro foi um embate frontal que envolveu uma viatura de transporte de passageiros, vulgo “chapa”, e um camião. Num comunicado do MTC que tivemos acesso, indica que a peritagem prossegue para determinar com precisão o sucedido e consequente responsabilização dos culpados por este acidente.
O comunicado refere os prevaricadores devem ser responsabilizados, pois não se pode continuar a assistir passivamente a este tipo de acidentes, como se fosse algo normal. Sabe-se que a Polícia aponta como prováveis causas do acidente a ultrapassagem irregular, aliada ao excesso de velocidade pelo “chapa”, que fazia a rota Manhiça-Xipamanine. “O MTC pretende inverter esta situação o mais rápido possível”, refere o documento.
De referir que no ano passado, na mesma zona, Maluana, 32 pessoas perderam a vida num acidente envolvendo um autocarro e dois camiões. Entretanto, um pouco por todo o país têm-se registado acidentes que ceifam vidas humanas, muitos dos quais devido à irresponsabilidade dos condutores.
Deixe uma resposta