MP brasileiro pede bloqueio dos bens de Jair Bolsonaro

MP brasileiro pede bloqueio dos bens de Jair Bolsonaro

O Ministério Público (MP) do Brasil pediu, esta terça-feira, ao Tribunal de Contas da União (TCU) o bloqueio dos bens do ex-Presidente Jair Bolsonaro, incluindo do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres.

A razão do pedido feito pelo subprocurador-geral do MP, Lucas Rocha Furtado, tem a ver com a invasão do palácio dos três poderes, na capital do país, Brasília, de acordo com a imprensa internacional.

“Em razão de processo de Tomada de Contas e do vandalismo ocorrido no Distrito Federal no dia 8 de janeiro de 2023, que provocou inúmeros prejuízos ao erário federal, solicito seja decretada a indisponibilidade de bens dos Srs. Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República, do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, bem como do sr. Anderson Torres, secretário de segurança do Distrito Federal exonerado, bem como de outros responsáveis, sobretudo de financiadores de mencionados atos ilegais”, lê-se num despacho de Furtado citado pelo G1 Globo.

A mesma fonte avança que caso seja comprovado o envolvimento de funcionário públicos nos actos “terroristas”, os visados serão condenados os cofres do Estado pelos danos. Mas também, incorrem o risco de ficar inibidos de ocupar cargos públicos durante oito anos.

No domingo (08), milhares de manifestantes radicais invadiram e causaram graves danos às sedes do parlamento, da presidência e do Supremo Tribunal durante quatro horas, até serem dispersos pelas forças de segurança.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.