MP acusa funcionários municipais de desvio de mais de 26 milhões de meticais

MP acusa funcionários municipais de desvio de mais de 26 milhões de meticais

O Ministério Público (MP), em Inhambane ,acusa quatro funcionários e antigos funcionários do Conselho Autárquico da Cidade de Vilankulo de desvio de mais de 26 milhões de meticais de impostos e material informático, em Maio de 2024.

Uma nota do MP a que tivemos acesso, refere que para lograr os intentos, os indiciados, com ajuda de técnicos informáticos desconhecidos e funcionários da Assembleia Municipal local, sabotaram o sistema informático de cobrança de impostos.

Na verdade, conforme apontaram as investigações, “um dos antigos funcionários daquela Autarquia, em conluio com outros funcionários não identificados nos autos, durante um final de semana, solicitou o acesso aos computadores e Sistema de Pagamento de Impostos Autárquicos neles instalado, alegadamente para a sua manutenção, altura em que tratou de formatá-los ou limpar toda a informação com a ajuda de dois técnicos de informática, também não identificados nos autos, causando um dano ao prejuízo à Edilidade na ordem de 26.077.287,72 meticais, pela não cobrança tempestiva dos impostos autárquicos no ano de 2024, além dos valores gastos pela reposição do sistema” lê-se no documento.

Os indiciados se apossaram de quatro computadores portáteis e acessórios, tendo sido recuperados três, no âmbito das investigações. Os materiais foram devolvidos à Edilidade. O prejuízo está estimado em 60 mil meticais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.