Motorista do Conselho Municipal da Beira detido por desvio de combustível

Motorista do Conselho Municipal da Beira detido por desvio de combustível

Um veterano do Conselho Municipal da Beira (CMB), com mais de duas décadas de casa, viu a sua carreira manchada na última terça-feira, 13 de Maio. O funcionário foi detido em flagrante no bairro de Ndunda, enquanto retirava combustível de uma viatura estatal para vender a um transportador informal, vulgarmente conhecido como “chapeiro”.

Segundo a Edilidade, a detenção foi o resultado de uma operação conjunta que envolveu a Polícia Municipal, a Polícia Comunitária e agentes da 7.ª Esquadra. O motorista, afecto ao Departamento dos Transportes e que prestava serviço no Posto Administrativo de Manga-Lofote, foi surpreendido no preciso momento em que retirava a última botija de combustível destinada ao mercado ilícito.

O comprador, um motorista que faz a rota Baixa-Matacuane, também não escapou às autoridades e foi detido no local. A reacção do edil da Beira foi imediata e incisiva. Albano Carige mostrou-se agastado com a situação, sublinhando que a edilidade não será um refúgio para prevaricadores.

“Em vez de se empenharem para o bem do povo, desviam o suor do povo”, afirmou o Presidente do Conselho Municipal, assegurando que serão tomadas medidas administrativas e criminais severas.

Durante a apresentação pública dos detidos, Chimuca António Chimuca, Chefe das Operações da Polícia Municipal, deixou um alerta claro a todos os motoristas da função pública: as fiscalizações serão intensificadas e o desvio de bens públicos terá como destino certo as celas e o processo disciplinar.

O caso segue agora os trâmites legais junto das instâncias de justiça, enquanto o município reforça o apelo à denúncia de actos de corrupção e má gestão de bens comuns.

Imagem: DR

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.