Morte de José Eduardo dos Santos: Governo decreta cinco dias de luto nacional

Morte de José Eduardo dos Santos: Governo decreta cinco dias de luto nacional

O governo moçambicano decretou cinco dias de luto nacional, a partir das 0.00 horas de hoje pela morte do antigo Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, que perdeu a vida aos 79 anos no dia 8 do corrente mês, em Barcelona, Espanha, vítima de doença.

A decisão foi tomada na noite de ontem, em sessão extraordinária do Conselho de Ministros que determinou que, durante o período de luto, a bandeira e o pavilhão presidencial serão içados à meia-haste em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique.

Segundo o porta-voz da sessão extraordinária, Ludovina Bernardo, extraordinária, a decisão teve em conta os laços históricos, de irmandade, amizade e solidariedade mútuas existentes entre os povos, governos e os dois Estados, assim como a conjugação de esforços para a libertação dos países da dominação colonial.

A sessão extraordinária sublinhou ainda o papel desempenhado pelo antigo Presidente da República de Angola enquanto um dos pioneiros na fundação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), promoção do diálogo, da estabilidade e paz entre os povos da região.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.