Morreu ex-ministro das Obras Públicas, Júlio Carrilho

O ex-Ministro das Obras Públicas e Habitação, Júlio Eduardo Zamith Carrilho, faleceu, na manhã de ontem (domingo, 05) na sua casa, em Maputo, segundo fontes familiares.

Júlio Carrilho nasceu na cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado, em 1946, e formou-se em arquitectura em Lisboa (Portugal) em 1971. Foi Secretário de Estado das Obras Públicas no Governo de transição formado ao abrigo do acordo de independência, de Setembro de 1974, entre a Frelimo e Portugal.

Já em 1975, quando tinha 29 anos de idade, Samora Machel o nomeou Ministro das Obras Públicas e Habitação, tornando-se, assim, o membro mais jovem do primeiro Governo de Moçambique independente.

Entre 1979 e 1980, foi Ministro da Indústria, antes de regressar às obras públicas (rebaptizado de Ministério da Construção e Águas) entre 1980 e 1986.

Foi também presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Artístico e Cultural (FUNDAC) entre 1989 e 1994, membro da Comissão Instaladora da Academia de Ciências de Moçambique de 1994 a 2008, e membro da Comissão Nacional da UNESCO entre 1990 e 2000.

O homem dedicou-se à transmissão de conhecimento para várias gerações como professor universitário. Júlio Carrilho levantou problemas na gestão de conhecimento no país, defendia a necessidade de se pensar no futuro de Moçambique para alcançar um desenvolvimento sustentável. Antes da sua morte, dedicava-se à docência na Universidade Eduardo Mondlane.

Fonte: com

Partilhar este artigo