Moçambique vai ter seguro soberano contra calamidades

Já foi selecionada a empresa que vai prover seguros contra os efeitos nefastos das mudanças climáticas. O anúncio foi feito na noite de ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a sua intervenção por ocasião da cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Gestão do Risco de Desastres, Ambiente e Mudanças Climáticas.

Para o Presidente da República, a existência de um seguro contra as calamidades é uma inovação que deve ser levada a sério por vários actores da sociedade, pois vai permitir a existência de capacidade de reconstrução dos bens perdidos durante as intempéries.

“Neste momento, no âmbito do programa de gestão de riscos de desastres e resiliências, ciclones tropicais e precipitação, o Governo em parceria com o Banco Mundial já contratou uma seguradora para prover o seguro soberano contra desastres naturais, ciclones e precipitação. Naturalmente, este processo vai exigir a alteração da legislação existente sobre seguros no país”, disse Nyusi.

Filipe Nyusi disse ainda que o Governo não consegue responder prontamente a todas as necessidades, mesmo com a ajuda dos doadores, por isso a necessidade da “existência de um fundo que vai aumentar a capacidade de o país prevenir e ou responder prontamente e assim evitar reduzir o número de vítimas humanas e de bens”.

Sem avançar detalhes sobre a seguradora já selecionada, o chefe do Estado chamou atenção ao sector privado para apostar nesta iniciativa de modo a reduzir os impactos das calamidades naturais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.