O ministro da Saúde, Armindo Tiago, revelou esta segunda-feira, que o executivo vai realizar uma caravana da vacina por forma a acelerar o processo de imunização contra a covid-19.
Segundo Armindo Tiago, o processo será realizado, numa fase piloto, na cidade de Maputo, a passar por locais de maior concentração populacional e será vacinada com dose única toda a população elegível, que ainda não tenha sido vacinada.
“Além da imunização, a caravana vai também avaliar a tensão arterial, massa de índice corporal, glicemia, bem como dar aconselhamento nutricional e testagem em saúde para diversas doenças”, garantiu Armindo Tiago durante a cerimónia de recepção de cerca de dois milhões de doses de toma única da vacina Janssen, da Johnson & Johnson, doadas pelos Estados Unidos da América.
Para tal, Tiago explicou que em função dos resultados a serem alcançados na fase piloto, a iniciativa será implementada noutras províncias.
Moçambique espera vacinar 17 milhões de pessoas até final de 2022, sendo que actualmente já foram vacinadas 6,7 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões completamente imunizadas.