Moçambique vai cooperar na capacitação das forças armadas do Malawi

Forças de defesa do Malawi, passam a ser formadas no Instituto Superior de Estudos de Defesa Tenente General Armando Emílio Guebuza em Moçambique.

Este é o resultado do aprofundamento das relações bilaterais entre Moçambique e -Malawi na área de defesa e segurança, fruto das conversações que vem sendo mantidas entre as partes através da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, segundo informa a RM.

O anúncio foi feito na cidade de Blantyre no Malawi, pelo ministro da defesa nacional Cristôvão Chume, numa entrevista exclusiva à Rádio Moçambique.

Segundo Chume, além do Instituto Superior de Estudos de Defesa Tenente General Armando Emílio Guebuza, as forças de defesa do Malawi, também serão recebidas nas escolas de fuzileiros navais de Moçambique.

Chume, anunciou igualmente que Moçambique através da base naval do Lago Niassa, passa a fazer a manutenção das embarcações da defesa e segurança do Malawi.

Para o ministro da defesa nacional de Moçambique, trata-se de acções que levam os dois países a trabalhar num ambiente de confiança mútua e cordialidade por uma causa comum, que é o combate ao crime organizado.

Actualmente, Moçambique já capacita forças de defesa do Malawi na Academia militar de Nampula. (RM)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.