O Governo e um parceiro privado pretendem instalar no país unidade de montagem de autocarros eléctricos para dinamizar o transportes de passageiros em Moçambique, vislumbrando, longo termo, o uso de graffite nacional a produção de baterias de lítio.
Numa primeira fase, a fábrica vai montar cerca de mil autocarros com autonomia de 300 quilómetros por dia. O primeiros 100 autocarros serão importados e os restantes montados em Moçambique.
Trata-se de uma iniciativa privada apresentada recentemente num evento do qual particiaparam o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, e o outras entidades do Governo bem como o operador privado, mentor do projecto.
O Ministério dos Transportes e Comunicações tem estado a implementar várias iniciativas para resolver a problematica dos transportes de passageiros com destaque para a compra de autocarros articulados, introdução de comboios de passageiros.
O Ministério de Economia e Finanças, através da Autoridade Tributária de Moçambique vai desempenhar um papel importante no desembaraço aduaneiro do equipamento para a unidade fabril, bem como dos kits para a linha de montagem dos autocarros.
Deixe uma resposta