Moçambique: UE lança projecto de criação de emprego

Moçambique: UE lança projecto de criação de emprego

O chefe da Equipa de Infraestruturas, Desenvolvimento do Sector Privado e Investimento da União Europeia em Moçambique, Veerle Smet, anunciou a implementação de um projecto denominado “Game To Change”, orçado em 8,5 milhões de euros.

A fonte falava, esta quinta-feira, em Maputo, na reunião de balanço anual do projecto denominado “Promoção da Educação Profissional e Emprego” (PEPE), o projecto “Jogo para Mudar”.

Smet disse citado pela agência AIM, que o projecto  está alinhado com a promoção de empregos para mulheres e envolver a juventude moçambicana na transformação verde.

A secretária permanente da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, Ivete Alane, disse que, no âmbito do PEPE, é necessário preparar o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP) como uma estratégia crucial para o sucesso da o projecto.

“Vemos o projecto como um dos mecanismos com potencial para ajudar a promover as empresas. Queremos que este projecto consiga passar muito rapidamente dos debates, seminários e workshops para o campo e a prática, com o objectivo de emprego e auto-emprego”, disse citado pela agencia.

A fonte apelou ainda à certificação dos centros de formação profissional, ao alargamento da formação em regime de trabalho, à formação de formadores e ao apetrechamento dos centros de emprego pelo Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional.

“Os centros de emprego são tradicionalmente a porta de entrada para os jovens que procuram trabalho. É lá que eles recebem as orientações necessárias sobre formação profissional, formação profissional, emprego formal e trabalho autônomo”, explicou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.