Moçambique regista limitações de acesso à internet após divulgação de resultados eleitorais e manifestações

Moçambique regista limitações de acesso à internet após divulgação de resultados eleitorais e manifestações

O acesso à internet em Moçambique está limitado desde o princípio da tarde desta sexta-feira, segundo soube o MZNews.

Das informações que nos chegam, suspeita-se do cumprimento de “ordens superiores” para obstruir a comunicação em dados móveis. Isto está a afectar as redes das três companhias de telefonia móvel no país.

O caso acontece um dia após a Comissão Nacional de Eleições divulgar os resultados centralizados das eleições gerias de 9 de Outubro. O apuramento, que ainda carece de validação do Conselho Constitucional, aponta para a vitória do partido Frelimo e seu candidato.

Ocorre, igualmente, no segundo dia consecutivo de protestos contra fraude eleitoral em todo o país.

Recorde-se que, no ano passado, a comunicação por internet foi limitada em período pós-eleitoral, de decorrência de marchas. Este ano, a internet ficou mais cara para os cidadãos, depois de uma revisão dos pacotes.

Desde as evoluções sociais de 2023, as redes sociais, que só funcionam com o acesso à internet, são os principais recursos para a divulgação das ocorrências em todo o país.

As manifestações que já vão para o seu terceiro dia têm sido convocadas pelo candidato independente, Venâncio Mondlane, através de transmissões em directo, nas suas redes sociais. Esta tarde está prevista mais uma comunicação de Mondlane, na internet.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.