Moçambique recebe financiamento do BAD para instalação de radares meteorológicos

Moçambique recebe financiamento do BAD para instalação de radares meteorológicos

O Executivo moçambicano já dispõe de 5 milhões de dólares para a aquisição e instalação de radares meteorológicos nas cidades de Xai-Xai e Nacala-Porto, províncias de Gaza e Nampula, respectivamente, fruto de um financiamento concedido pelo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no âmbito da melhoria do sistema de aviso prévio.

Segundo o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, que falava ontem, quinta-feira (21), durante o lançamento “Boletim Climático da Província de Maputo” e a apresentação do “Relatório Anual do Estado do Clima de Moçambique em 2023”, ambos sistemas de aviso prévio (radares meteorológicos) , fazem parte de um total de sete que deverão ser instalados em todo País.

“São sistemas que cobrem um diâmetro de 800 quilómetros. Precisamos de sete deste tipo de radares meteorológicos para cobrir cada centímetro de Moçambique. Já temos um que inauguramos na cidade da Beira, província de Sofala”, explicou Magala, citado pela AIM.

Segundo o ministro, Moçambique integra a lista dos primeiros 30 países que irão beneficiar de investimentos externos, para a instalação do sistema de “Aviso Prévio Para Todos até 2027”, uma iniciativa lançada pelas Nações Unidas e parceiros internacionais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.