O Governo dos Estados Unidos ofereceu, nesta quarta-feira (7), um barco de patrulha costeira de 10 metros à Marinha de Moçambique.
A embarcação de alta velocidade está avaliada em 700 mil dólares. Destina-se à intercepção e operações de embarque marítimo.
Uma nota da embaixada americana em Maputo diz que tal faz “parte da cooperação de segurança em curso entre os Estados Unidos e Moçambique”.
“Esta embarcação vai aumentar a segurança marítima e permitir que as forças navais respondam a desafios e ameaças cada vez mais complexas”, disse o Embaixador dos Estados Unidos em Moçambique, Peter H. Vrooman citado pela VOA.
No quadro da cooperação, “oficiais da Marinha moçambicana irão participar na formação oferecida pelo fabricante americano SAFE Boat Internacional”.
A oferta, segundo a embaixada, “faz parte de um conjunto mais vasto de programas de assistência à segurança concebidos para aumentar a resiliência da Marinha moçambicana na luta contra o terrorismo e o crime organizado transnacional em todo o país”.
Deixe uma resposta