Moçambique recebe 2,5 milhões de dólares para produção de energias renováveis

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou a concessão de um financiamento de 2,5 milhões de dólares para o Governo impulsionar a produção de energias renováveis ​​no país.

O valor é parte do Fundo de Energia Sustentável para África, administrado pelo BAD. O montante deverá ser utilizado para a implementação do Programa de Integração de Energias Renováveis ​​de Moçambique (MREP).

“Com o apoio do Fundo de Energia Sustentável para África, a capacidade de Moçambique para integrar maiores quotas de renováveis irá aumentar, reforçando os esforços de Moçambique para se tornar num grande fornecedor regional de electricidade”, disse Daniel Schroth, Director de Energias Renováveis ​​e Eficácia Energética doBAD.

“Tendo em consideração que Moçambique é um país muito vulnerável às alterações climáticas, o projeCto ajudará a construir uma infraestrutura de geração de energia mais sustentável e resiliente”, acrescentou.

O financiamento destina-se, essencialmente, a prestar assistência à Electricidade de Moçambique em quatro componentes principais: apoio financeiro para estudos de viabilidade técnica, económica, ambiental e social para o desenvolvimento de uma central solar flutuante na albufeira de Chicamba; apoio financeiro para um estudo de viabilidade para Armazenamento de Sistemas de Bateria de Energia em até 10 locais em Moçambique; qualificação do pessoal da EDM; e apoio à preparação de propostas. (O Pais).

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.