As trocas comerciais entre Moçambique e Quénia estão aquém do desejado, mas o potencial existe. O Governo de Moçambique quer transformar este potencial em oportunidades que possam estimular as trocas comerciais com o Quénia.
A vontade foi manifestada, esta sexta-feira, em Maputo pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no encerramento do Fórum de Negócios Moçambique-Quénia.
Nas trocas comerciais entre os dois países Nyusi sublinhou que a balança comercial foi positiva para Moçambique, totalizando exportações no valor de 110 milhões de dólares, com potencial para aumentar.
“Esta realidade atesta a oportunidade para o incremento das trocas comerciais com resultados imediatos no Produto Interno Bruto, no emprego e na diversificação económica nos nossos países”, disse o Chefe do Estado moçambicano.
Filipe Nyusi acrescentou que a prioridade será dada aos países africanos, visando o fortalecimento da sua capacidade empresarial dos países e abrindo-se ao investimento directo estrangeiro.
Por seu turno, o Presidente queniano, William Ruto, apelou para a criação de um único bloco de negócios, no âmbito da Zona de Comércio Livre, juntando os três blocos económicos já existentes em África.
“Temos 1.400 milhões de pessoas no continente, qualquer parceiro de negócios sabe o que isso significa”, apontou, reconhecendo a importância da integração regional de todo o continente. “Sermos um único bloco”, apelou.

Deixe uma resposta