Moçambique precisa de melhorar a sua qualidade de democracia

Moçambique precisa de melhorar a sua qualidade de democracia

O Director de Programas do Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), Dércio Alfazema, disse, hoje, que o país precisa de melhorar a sua qualidade de democracia.

Entre os vários desafios para a implementação efectiva da democracia, Moçambique ainda se debate com o terrorismo que coloca em causa os direitos humanos.

O país ainda precisa de rever “como decorrem os processos eleitorais, como estão estruturadas as instituições para melhor protegerem os direitos civis de modo a permitir, por exemplo, uma participação massiva do cidadão no processo de governação. Estamos agora, como sociedade civil, a discutir a proposta de lei das ONG”, disse Afazema, frisando que a situação de Cabo Delgado “põe em causa as questões humanitárias e o direito de um cidadão fixar residência”.

O Director de Programas do IMD disse que esses constrangimentos impactam negativamente os resultados ou conclusões quando são realizados estudos de avaliação da democracia.

Alfazema fez estas declarações no âmbito da celebração hoje do Dia Internacional da Democracia. Mas, por outro lado, considerou existirem aspectos positivos como o combate à corrupção que já levou à barra da justiça figuras ligadas à gestão do Aparelho do Estado.

Na sua perspectiva, essa postura do Estado no combate à corrupção vai contribuir para a subida de Moçambique no Ranking Internacional da Democracia.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.