Moçambique já vacinou 2,4 % da população contra o Covid-19

O Presidente da República disse esta quarta-feira, no lançamento da Campanha Nacional de Vacinação em Massa contra o covid-19 que até agora apenas 2,4% moçambicanos já tomaram a vacina desde que iniciou o processo.

“Neste momento, temos 400 mil pessoas que já tomaram a vacina contra Covid-19, o que corresponde a 2,4 % da população-alvo. Este número é pouco. Por isso queremos acelerar o processo de vacinação, através da vacinação massiva. À medida que mais vacinas chegarem, serão abrangidas todas as comunidades do país. Apelamos a todos os elegíveis a se fazerem presentes nos postos de vacinação, porque vacinar significa salvar a sua vida e a dos outros”, disse o Presidente.

De acordo com Nyusi, a vacinação é uma das formas importantes de prevenir esta doença. E para o efeito, “o nosso país tem recorrido à vacinação para controlar várias doenças ao longo da história. Foi nesta base que aprovamos o Plano Nacional de Vacinação contra o covid-19”.

A vacinação estimula a produção de anticorpos. Nos países onde a vacinação está avançada, está comprovado que ela salva vidas, porque reduz o risco de doença grave, mortes e novas infecções”, referiu.

A campanha oficialmente lançada pelo Presidente da República terá réplicas em todas as capitais provinciais e sedes distritais do país e tem como público-alvo indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos de idade, funcionários e agentes do Estado, motoristas e cobradores dos transportes de passageiros.

Estão inclusos, também, nesta fase, os motoristas de motociclos e bicicletas e professores que não foram abrangidos nas fases anteriores da imunização contra o covid-19.

Partilhar este artigo