Moçambique já pode exportar medicamentos

Moçambique já pode exportar medicamentos

Moçambique já pode exportar medicamentos para qualquer ponto do mundo, com a atribuição pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da pré-qualificação para produção internacional à Fábrica Nacional de Medicamentos.

É que, de acordo com o Notícias, a Fábrica Nacional de Medicamentos, que produz mais de um bilião de doses por ano, acaba de receber uma patente de alto padrão de qualidade dos seus medicamentos, uma espécie de certificação para o mercado internacional.

Trata-se da segunda maior unidade na África Subsahariana, colocando Moçambique como um dos países de referência no mercado de fármacos.

O Chefe do Estado disse, após visitar a fábrica nesta segunda-feira, que a farmacêutica representa um ganho para os moçambicanos, podendo contribuir para a redução de importação de produtos farmacológicos.

“Tentámos mobilizar, encorajamos e em 2015 a fábrica timidamente arrancou. Foi-se consolidando, fomos acreditando e hoje já é uma realidade. É vossa, porque vocês é que produzem, e também já está pronta para produzir para o mundo”, avançou ainda citado pelo jornal.

A fábrica produz 85 tipos de medicamentos, com destaque para anti-hipertensivos, antibióticos, anti-convulsantes, anti-histaminicos, vitaminas, anti-maláricos e anti-retrovirais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.