Moçambique fará parte da iniciativa de vacinação contra malária da OMS

Moçambique vai fazer parte da iniciativa de vacinação contra malária da Organização Mundial da Saúde até Março do próximo ano.

A informação foi avançada ontem, em Maputo, pelo director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Depois de um encontro com o Chefe do Estado, moçambicano, Filipe Nyusi, o director-geral da OMS, Tedros Adhanom, deu uma conferencia de imprensa em que partilhou as estratégias de apoio da sua instituição no combate à malária no país.

“Nós discutimos a inclusão de Moçambique na Iniciativa de Vacinação contra Malária e informámos que Moçambique será incluído no primeiro trimestre do próximo ano. Isto significa que será daqui a poucos meses”, revelou o director-geral da OMS, citado pelo “O País”.

O responsável máximo da OMS mostrou-se ainda preocupado com as mudanças climáticas e o surto de cólera e pólio, que o Governo de Moçambique já controlou.

“Como sabem, as mudanças climáticas estão a afectar todo o mundo e, claro, Moçambique é afectado e um dos impactos, como sabemos, é o ciclone Freddy que trouxe o surto da cólera e estou feliz e comentei com Sua Excelência o ministro da Saúde e outras lideranças sobre a forma como geriram o surto da cólera”, elogiou o director-geral da OMS.

Adhanom mostrou a abertura da OMS em ajudar no que for preciso no controlo das demais doenças.

“Nós trabalhamos juntos nessas doenças e discutimos estas situações que já estão controladas e continuaremos a trabalhar juntos em doenças similares”, sublinhou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.