Moçambique e Cuba assinaram ontem, quinta-feira (02), em Maputo, um Memorando de Entendimento onde os dois países comprometem-se a cooperar nas áreas de ciência e tecnologia.
O acordo rubricado pelo ministro moçambicano da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara e o Embaixador da República de Cuba em Moçambique, Jorge Luis Tormo, tem como objectivo a promoção, fortalecimento e desenvolvimento da ciência, tecnologia e ensino superior nos dois países, com base na igualdade e benefício mútuos.
Com o acordo, as partes comprometem-se a dinamizar a formação de capital humano nas áreas chaves da saúde, com a formação inicial de médicos e especialização, e o envio de docentes cubanos nas instituições públicas do ensino superior em Moçambique.
Falando durante o evento, Nivagara disse que “a actividade científica vem se consolidando como um activo de produção da riqueza cubana, por isso, Moçambique tem total interesse de capitalizar a experiência deste país irmão no fortalecimento da biotecnologia e sua aplicação para a melhoria da vida das nossas populações”.
O governante moçambicano disse estar convicto que “a implementação do presente Memorando de Entendimento vai impactar positivamente na melhoria da qualidade de vida das nossas populações”.
Já o embaixador cubano reafirmou o compromisso do seu país de continuar a cooperar com Moçambique na formação de capital humano moçambicano, nos graus de licenciatura e pós-graduação.
“A assinatura do Memorando de Entendimento constitui o culminar de esforços e planificação orientados para a consagração dos mais altos interesses das duas partes em estreitar e reforçar a cooperação bilateral, cujas conversações iniciaram em 2021 seguidas de troca de visitas”, concluiu.
Deixe uma resposta