“Moçambique está comprometido com o desenvolvimento sustentável”

“Moçambique está comprometido com o desenvolvimento sustentável”

A vice-ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, reafirmou esta semana, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, que Moçambique está comprometido com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Intervindo numa reunião denominada “Mesa-Redonda Ministerial” intitulada, “Acelerando a realização dos ODS até 2030: enfrentar as crises actuais e superar os desafios”, a governante lembrou que Moçambique foi recentemente eleito membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2023-2024, sublinhando ser uma oportunidade para fortalecer o comprometimento com a Agenda 2030 e os ODS.

De referir que Carla Louveira participa no Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável sob os auspícios do Conselho Económico e Social das Nações Unidas, evento que decorre desde o dia 13 até à próxima segunda-feira.

O Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável é a plataforma central das Nações Unidas que procede à avaliação da Agenda 2030 e dos seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para o ano de 2022 estão em avaliação cinco ODS, destacando-se a questão de assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Em nota de imprensa a que o “Notícias” teve acesso, o MEF acrescenta estar em avaliação, igualmente, o alcance da igualdade de género e empoderamento de todas as mulheres e raparigas e a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

“Esta ainda em discussão no evento a protecção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gestão sustentável das florestas, combate à desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade; e por fim o fortalecimento dos meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável”, frisa.

Durante o encontro de Nova Iorque serão igualmente abordados temas ligados ao impacto da pandemia da Covid-19, transição energética, mudanças climáticas, segurança alimentar, medidas para acelerar o progresso para a realização dos ODS.

À margem do Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável, a vice-ministra reunir-se-á com outras autoridades, sendo destaque o encontro bilateral com o Ministro das Finanças e Planificação Económica do Ruanda, Uzziel Ndagijimana, onde passará em revista a cooperação económica entre os dois países. No final do fórum em alusão será adoptada a Declaração Ministerial do Fórum Político de Alto Nível.

Refira-se que fazem parte da delegação moçambicana quadros do Ministério da Economia e Finanças e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.