“Moçambique está a dar passos significativos na protecção dos ecossistemas marinhos”

O director do Fundo Mundial do Ambiente em Moçambique (WWF), Rodrigues Fernandes, elogiou os passos dados pelo país quanto à protecção, conservação e restauração dos ecossistemas marinhos.

O responsável considera que o país tem dado passos significativos rumo à protecção, conservação e restauração dos ecossistemas marinhos, nos últimos anos, ainda assim, espera contar, em breve, com outros avanços importantes, como a estratégia nacional e plano de acção para a gestão de recifes de corais; gestão e conservação de tubarões e raias; estratégia da economia azul; regulamentos bem como políticas específicas para a redução do lixo plástico no mar.

Falando na última semana em Maputo, na abertura da IV Reunião Nacional entre o Governo e a sociedade civil sobre oceanos, Fernandes deu como exemplo do cometimento de Moçambique nesta causa, a aprovação da Estratégia de Gestão do Mangal, Pesca Marítima, Plano de Ordenamento do espaço Marítimo ou a Contribuição Nacional Determinada de Moçambique (NDC), entre outras acções.

Face estes avanços, Rodrigues Fernandes, insta igualmente, a sociedade civil no apoio e fiscalização das políticas adoptadas pelo governo com vista a restauração dos ecossistemas marinhos.

“A sociedade civil tem de desempenhar um papel fundamental neste processo, tanto no apoio ao governo para a implementação da agenda nacional para a conservação e uso sustentável dos recursos marinhos, como na pressão contínua para garantir a sua participação inclusiva e efectiva, na elaboração de políticas públicas”, disse Fernandes.

Partilhar este artigo