O Ministério da Terra e Ambiente (MTA) está a reforçar as relações de cooperação com parceiros que actuam no domínio da conservação da biodiversidade e mudanças climáticas.
Neste contexto, a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, recebeu há dias, em audiência, os embaixadores da União Europeia (UE) acreditados em Moçambique nomeadamente, António Sánchez, Gianni Bardini da Itália, David Izzo da França e Eeva Alarcon, chefe de Cooperação na Embaixada da Finlândia.
O encontro serviu para reforçar as relações de cooperação com UE, numa altura em que decorrem os preparativos para a XV Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre a Diversidade Biológica, a ter lugar em Abril, na cidade de Kumming, na China.
No que diz respeito à biodiversidade e mudanças climáticas, discutiu-se sobre a necessidade de o país definir metas que impulsionem a preservação do meio ambiente e a aderir a iniciativas globais de conservação da diversidade biológica.
Outra abordagem que mereceu a atenção no encontro foi sobre os gases de efeito de estufa, especificamente o metano, com a necessidade de estabelecimento de um mecanismo de monitoria permanente para que Moçambique possa alcançar metas concretas na redução de 30 por cento das emissões até 2030.
Os diplomatas reafirmaram o compromisso de continuar a apoiar o país em iniciativas que contribuam para o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável 2030.