Moçambique e Maláui buscam mecanismos de simplificação de procedimentos para maior fluidez do comércio transfronteiriço. Para o efeito, uma equipa do Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique, está reunida com a contraparte malauiana na cidade de Blantyre, para a busca de consensos.
Segundo uma notícia da Rádio Moçambique, esta é a terceira ronda negocial para o alcance de um acordo de simplificação entre os dois países.
A iniciativa com financiamento do Banco Mundial, num valor de 150 milhões de dólares, para um período de seis anos, tem em vista fortalecer as reformas na implementação do comércio entre Moçambique e Maláui.
De acordo com o director do Gabinete jurídico do Ministério da Indústria e Comércio, Lázaro Macuácua, ser alcançado o acordo, “Moçambique terá como missão implementar melhorias ao longo dos corredores de Beira e Nacala, e na fronteira da Ponta d’Ouro com a África do Sul pelo Corredor de Maputo”.
Por sua vez, o Maláui, aposta no fortalecimento da rede de comércio e transporte, o que se afigura prioritário para um país sem litoral, uma vez que tal poderá ajudar na diversificação das exportações e integração na economia regional e global.
O projecto encaixa quatro principais componentes como a redução de custos comerciais através da facilitação do comércio, incluindo infra-estruturas fronteiriças e as reformas do quadro regulatório.
Propõe-se igualmente a reforçar a coordenação regional e apoiar a implementação do projecto, aumentar o investimento nas cadeias de valor regionais e melhorar a infra-estrutura de transporte e de acesso ao mercado.
(Foto DR)
Deixe uma resposta