Os governos de Moçambique e da Colômbia rubricaram um acordo de supressão de vistos para passaportes diplomático e de serviço, um instrumento que visa facilitar a deslocação de oficiais e outras individualidades portadores do referido documento.
Segundo uma publicação da AIM, o acordo foi assinado nesta segunda-feira (28) na cidade colombiana de Cali, pelos pelo vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, e o ministro de Relações Exteriores da Colômbia, Luís Gilberto Murillo, acto testemunhado pela vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez.
Assinado à margem da Conferência das Partes (COP16) da convenção sobre a diversidade biológica, que decorre na Colômbia, sob o lema “Paz com a Natureza”, Manuel Gonçalves afirmou que o documento constitui mais um passo para reforçar a cooperação bilateral que vigora desde 1988.
“Desde lá, as nossas relações político-diplomáticas têm desenvolvido com normalidade aquilo que pretendemos que é as nossas relações sejam reforçadas”, disse o vice-ministro moçambicano, tendo acrescentado que actualmente “estamos a trabalhar na edificação de outras áreas de cooperação”.
Outros sectores de cooperação, Gonçalves apontou agricultura, recursos minerais e energia.
“Portanto, são áreas em que os nossos dois países têm o potencial para o alargamento, e esperamos que com a presença da nova embaixadora da Colômbia [em Moçambique] que foi recentemente acreditada, no dia 16 de Outubro, que as nossas relações continuem a consolidar e a fortificar, sobretudo olhando para a parte económica e comercial”, afirmou.
(Foto DR)
Deixe uma resposta