A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos de Moçambique alerta para o risco de inundações nas margens dos rios Maputo e Limpopo, na região Sul. Na mesma situação estão algumas regiões do Centro do País, como Sofala e Tete, atravessadas pelo rio Zambeze.
O cenário com que se apresentam algumas bacias hidrográficas é preocupante segundo Isaque Filemone, técnico da direcção nacional de gestão de recursos hídricos.
“Pelo facto de termos bacias que partilhamos com países vizinhos regista-se ao nível da bacia de Maputo e ao nível da bacia do Limpopo afluência de escoamentos consideráveis. Isso faz com que tanto a bacia de Limpopo como a bacia de Maputo apresente elevados volumes de escoamento”, explicou Isaque Filemone, citado numa publicação da RFI.
De acordo com a fonte, as províncias da zona centro de Moçambique também estão em estado de alerta face ao elevado caudal do Rio Zambeze.
“Pela chuva que foi se registando principalmente no território nacional ele apresenta uma tendência de subida, isso sobretudo no baixo Zambeze, zona de Caia, Marromeu, Chemba, Mutarara há uma tendência de os níveis hidrométricos subirem”, acrescentou.
Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alertou ontem para a queda de muita chuva em quase todo o território nacional.
(Foto DR)
Deixe uma resposta