O ministro da Saúde canadiano Jean-Yves Duclos, revelou esta sexta-feira que Moçambique figura na lista de dez países que voltam a ser autorizados a efectuar voos directos para território canadiano.
“Os voos procedentes dos 10 países – África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Egipto, Lesoto, Maláui, Moçambique, Namíbia, Nigéria e Zimbabué -, voltam a ser permitidos a partir das 00:00 de sábado”, disse o governante em conferência de imprensa.
A interdição existente foi justificada após o surgimento da variante Ómicron, depois de confirmar que a transmissão comunitária em larga escala desta nova cepa do vírus já está presente no Canadá.
Para tal, Jean-Yves Duclos acrescentou que será restabelecida a necessidade de todas as pessoas que chegam de avião fazerem o teste PCR no prazo máximo de 72 horas antes de viajar para o país.
“Face à transmissão comunitária da variante Ómicron no Canadá já não faz sentido manter a proibição daqueles voos”, considera o governo canadiano.
Entretanto, devido a propagação da nova variante, todas as províncias canadianas estão a aplicar novas restrições em relação aos feriados de Natal e o governo federal avisou esta semana que os canadianos devem cancelar todas as viagens internacionais consideradas não essenciais.