Moçambique adquire duas aeronaves para reforçar combate contra terrorismo

Moçambique adquire duas aeronaves para reforçar combate contra terrorismo

O Governo adquiriu duas aeronaves para reforçar as operações no combate contra os rebeldes no norte do país, anunciou fonte do Ministério da Defesa.

As aeronaves LET L-410 e CASACN295 têm capacidade para 17 e 30 pessoas, respectivamente, e foram adquiridas no âmbito de uma parceria entre as autoridades moçambicanas e a empresa sul-africana que actua no sector da defesa Paramount, indicou o comandante da Força Aérea de Moçambique, Cândido Tirano, citado hoje pelo jornal Notícias.

Os aviões são destinados ao transporte de passageiros e carga, estando “equipados de modo a permitir uma maior capacidade de desdobramento das forças especiais”, entre as quais os paraquedistas.

Segundo Cândido Tirano, entre as vantagens destes novos aparelhos para as forças governamentais, destaca-se a capacidade de aterragem em “pistas não convencionais e terrenos não preparados”.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada promovida por rebeldes, com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde há um ano com apoio do Ruanda e da SADC, libertando distritos junto aos projectos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

Em cinco anos, o conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.