O Ministério da Saúde (MISAU) poderá vacinar cerca de 10,4 milhões de crianças menores de 10 anos contra a pólio tipo 2, no âmbito dos esforços para a erradicação da paralisia infantil no país.
A vacinação decorrerá em duas fases, a primeira em Novembro e a segunda em Dezembro, estando-se actualmente na fase de preparação, avançou Quinhas Fernandes, director nacional de Saúde Pública no MISAU citado pelo “Noticias”
A fonte disse ainda que a decisão de avançar para esta etapa de imunização resulta da contínua preocupação com a variante da pólio do tipo 2 registada em algumas províncias, onde desde 2021 notificaram-se cumulativamente oito casos – cinco em Nampula, dois em Manica e um em Cabo Delgado.
Para dar continuidade às actividades de controle do surto, será usada a vacina nOPV-2, que é específica para o tipo 2. “É um imunizante de aplicação oral e usado em situações de emergências”, disse Fernandes,
No geral, as duas variantes manifestam-se da mesma forma. O indivíduo sente dores de cabeça, diminuição da força, movimentos ou paralisia súbita dos membros inferiores e superiores.
Recordou que o país enfrentou desde Março de 2022 três surtos diferentes da pólio: poliovírus selvagem do tipo 1 e as variantes da pólio dos tipos 1 e 2. Foram realizadas 11 rondas de vacinação, algumas das quais de âmbito nacional e outras em províncias seleccionadas, usando 106 milhões de doses de vacina bOPV.
Como resultado deste esforço, o surto do poliovírus selvagem do tipo 1 (PSV1) foi encerrado em Maio, mantendo o país e África livres da doença.
Assim, Fernandes apela aos pais e/ou encarregados de educação para na data programada levarem as crianças a vacinar, para conferir-lhes melhor protecção e qualidade de vida.
Deixe uma resposta