MISAU desmente ocorrência de casos de covid em Moçambique, mas alerta para pico de síndromes virais

MISAU desmente ocorrência de casos de covid em Moçambique, mas alerta para pico de síndromes virais

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, desmentiu, hoje, em Maputo, a ocorrência de casos de covid-19 em Moçambique, rebatendo as informações colocadas a circular nas redes sociais.

“as redes sociais existem dois tipos de mensagens: uma que fala sobra a variante XX. Esta informação é de 2022, e só está a circular numa perspectiva de desinformação. A segunda informação é sobre o aumento de gripe no país. Em relação a síndromes gripais, toda a informação correcta consta do nosso comunicado publicado ontem”, referiu.

O Ministro reconheceu o aumento de infecções respiratórias no país na primeira semana de Dezembro, apesar de as unidades sanitárias ainda não terem registado um aumento correspondente de casos.

De acordo com o responsável, é comum e expectável o aumento de gripes virais nesta época do ano, sendo que o pico é verificado no mês de Março. E, os registos, até então, estão dentro das margens.

“Em relação à matéria, entre Janeiro e Março este país observa de forma cíclica um aumento do número de casos de gripe. Apesar de termos um aumento da taxa de positividade de 12% para 20% na última semana de Dezembro, ainda não começámos a observar o aumento do número de casos de gripe nas nossas unidades sanitárias. Entretanto, como o pico ainda está para vir este aumento vai acontecer”, alertou.

Por outro lado, o Ministro disse que o país conta com cerca de nove mil casos de cólera. As unidades de saúde estão a proceder à vacinação nos distritos onde ocorre o surto da doença.

http://896.424.mywebsitetransfer.com/mocambique-notificou-25-mortes-e-quase-nove-mil-casos-de-colera-em-tres-meses/

“Nós temos províncias onde tem surto de cólera e em todas estamos a fazer o tratamento, no Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Sofala e Manica”, referiu.

Segundo Tiago, o maior empecilho para travar o surto da cólera tem sido a desinformação.

Armindo Tiago avançou as informações após proceder à entrega de material hospitalar ao Hospital Central de Maputo.

Actualização:

Ao final da tarde de hoje, o MISAU precisou que o país tem um total de 9.062 casos e 25 óbitos devido a cólera.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.