O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, desmentiu, hoje, em Maputo, a ocorrência de casos de covid-19 em Moçambique, rebatendo as informações colocadas a circular nas redes sociais.
“as redes sociais existem dois tipos de mensagens: uma que fala sobra a variante XX. Esta informação é de 2022, e só está a circular numa perspectiva de desinformação. A segunda informação é sobre o aumento de gripe no país. Em relação a síndromes gripais, toda a informação correcta consta do nosso comunicado publicado ontem”, referiu.
O Ministro reconheceu o aumento de infecções respiratórias no país na primeira semana de Dezembro, apesar de as unidades sanitárias ainda não terem registado um aumento correspondente de casos.
De acordo com o responsável, é comum e expectável o aumento de gripes virais nesta época do ano, sendo que o pico é verificado no mês de Março. E, os registos, até então, estão dentro das margens.
“Em relação à matéria, entre Janeiro e Março este país observa de forma cíclica um aumento do número de casos de gripe. Apesar de termos um aumento da taxa de positividade de 12% para 20% na última semana de Dezembro, ainda não começámos a observar o aumento do número de casos de gripe nas nossas unidades sanitárias. Entretanto, como o pico ainda está para vir este aumento vai acontecer”, alertou.
Por outro lado, o Ministro disse que o país conta com cerca de nove mil casos de cólera. As unidades de saúde estão a proceder à vacinação nos distritos onde ocorre o surto da doença.
http://896.424.mywebsitetransfer.com/mocambique-notificou-25-mortes-e-quase-nove-mil-casos-de-colera-em-tres-meses/
“Nós temos províncias onde tem surto de cólera e em todas estamos a fazer o tratamento, no Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Sofala e Manica”, referiu.
Segundo Tiago, o maior empecilho para travar o surto da cólera tem sido a desinformação.
Armindo Tiago avançou as informações após proceder à entrega de material hospitalar ao Hospital Central de Maputo.
Actualização:
Ao final da tarde de hoje, o MISAU precisou que o país tem um total de 9.062 casos e 25 óbitos devido a cólera.
Deixe uma resposta