O MISA Moçambique, ONG de defesa da liberdade de imprensa em Moçambique, manifestou, há dias, a sua preocupação e repúdio às ameaças de morte contra o jornalista e correspondente da TV Sucesso, em Cabo Delgado, Rui Minja.
Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, o MISA diz que os princípios do mês em curso o jornalista recebe chamadas e mensagens ameaçadoras de indivíduos desconhecidos.
As ameaças incluem visitas intimidatórias à residência do repórter, na cidade de Pemba, efectuadas por homens supostamente armados, indica o documento do MISA.
O documento refere ainda que o repórter vinha recebendo chamadas ameaçadoras em plena madrugada de um número desconhecido.
Numa primeira fase o jornalista não atendia as chamadas, mas pela insistência, acabou o fazendo. Do outro lado da linha, alguém disse que estava do lado de fora da residência do repórter.
Ao olhar para fora, Rui Minja viu uma viatura ligeira estacionada em frente ao portão da sua casa.
Assustado, desligou a chamada e enviou mensagens de pedido de ajuda aos colegas jornalistas, ao mesmo tempo que contactava a Polícia que, de imediato, se fez ao local.
No entanto, quando a PRM chegou à casa do repórter, os indivíduos já tinham saído. Entretanto, segundo relata, as ameaças continuaram nos dias subsequentes.
O MISA apela as autoridades para que tomem medidas de modo a garantir a segurança do jornalista.
Insta igualmente as autoridades para que investigue de modo a descobrir os autores dessas ameaças e que os mesmos sejam devidamente penalizados.
Foto DR
Deixe uma resposta