O ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago, realiza desde segunda-feira, uma visita de trabalho ao Brasil, no âmbito da cooperação bilateral.
Nesta deslocação que se estendera até ao dia 12 de Novembro, esta previsto a assinatura de vários acordos de cooperação, incluindo a formação de médicos especialistas.
“Inscrevem-se nos desafios que o sector da saúde moçambicano enfrenta e darão corpo aos acordos a assinar pelos sectores da saúde dos dois estados, ao estabelecimento de parcerias para a formação acelerada de médicos especialistas, ao estabelecimento de uma indústria farmacêutica, à biotecnologia em saúde, entre outros”, explica o Ministério da Saúde (MISAU) em comunicado.
O MISAU lembra que o Brasil “é reconhecido mundialmente pelo seu forte potencial na indústria farmacêutica, no sistema de inovação biotecnológica e na formação de médicos especialistas”.
“Os acordos de formação de especialistas a assinar durante esta visita do Ministro da Saúde permitirão também a disponibilização de médicos especialistas e muito mais, para responder à procura resultante da iniciativa presidencial ‘Um Distrito, Um Hospital Distrital’.
Entre outros recursos humanos, a iniciativa presidencial exige profissionais especializados em enfermagem, cuidados intensivos, instrumentação e anestesiologia, e outras áreas prioritárias das especialidades médicas”, referiu.
Estes acordos, avança o comunicado, permitirão o envio de médicos moçambicanos ao Brasil e, também, a chegada de especialistas brasileiros para formar médicos especialistas em Moçambique.
Deixe uma resposta