A ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, lança nesta segunda-feira, (27) o curso de melhoria de embarcações e artes de pesca para os pescadores do distrito de Namaacha, na Escola de Pescas da Matola.
Um comunicado de imprensa que tivemos acesso refere que os cursos irão abranger 20 pescadores jovens do distrito, tendo como objectivo fortalecer o conhecimento e técnicas em produzir embarcações e artes de pesca melhoradas, para a aumento da produção e produtividade pesqueira melhorando o rendimento, a segurança alimentar e a qualidade de vida da população.
Após a formação este grupo deverá replicar os conhecimentos nas suas respectivas comunidades de residência e trabalho de modo que beneficie o maior número possível de pescadores.
Além da ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, o evento contará com a presença de representantes da Escola de Pesca, da Fundação Ayuda en Accion, do Centro Tecnológico Del Mar (CETMAR), Delegados e Técnicos distritais da área de pesca, beneficiários entre outros.
A formação está inserida no projecto Pe1xan-MZ que tem como objectivo, melhorar os meios de vida e a segurança alimentar da população através do reforço de cadeias de valor da pesca e aquacultura em Namaacha, implementado pela Fundação Ayuda en Accion em parceria com o Centro Tecnológico Del Mar (CETMAR) e a Direção Provincial de Agricultura e Pescas, visando contribuir para a sustentabilidade dos meios de subsistência das comunidades locais na província de Maputo.
O projecto é implementado no distrito de Namaacha, com duração de três anos, beneficiando de forma directa e indirecta 2.500 pessoas.
Deixe uma resposta