Ministério Público expulsa dois procuradores e uma assistente por corrupção

Ministério Público expulsa dois procuradores e uma assistente por corrupção

O Ministério Público expulsou dois procuradores e uma assistente de oficial de justiça por crimes de corrupção, através de uma decisão tomada na XIV Sessão Ordinária do Plenário do Conselho Superior da Magistratura da instituição.

Entre os procuradores expulsos, um estava afecto à Procuradoria Provincial da República-Maputo e teria solicitado e recebido dinheiro para devolver, ilegalmente, uma viatura que tinha sido apreendida a um cidadão.

O outro estava afecto à Procuradoria Provincial da República em Manica e foi expulso por acto similar ao anterior, mas para ordenar a soltura de um cidadão que cumpria pena efectiva.

A Assistente, a trabalhar em Sofala, foi detida também por solicitar e receber dinheiro, para facilitar o pagamento de caução de um cidadão preso.

A Procuradora-Geral da República anunciou, no início do ano, o envolvimento crescente de magistrados do Ministério Público e Judicial Administrativa em actos de corrupção.

No ano passado foram tramitados 25 processos-crime contra magistrados por prática dos crimes de corrupção e peculato, dos quais 14 são da magistratura judicial, nove da magistratura do Ministério Público e dois da Magistratura Judicial Administrativa.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.