O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) recomenda um atraso do início das sementeiras da primeira época agrícola do período 2024-25, na Região Norte do País, para contornar o risco de fraca produtividade, devido à escassez de chuva em previsão.
Numa publicação da Revista Terra, o representante da Direcção Nacional de Agricultura Familiar, Hiten Shah, disse na semana finda, durante o lançamento da previsão sazonal da época chuvosa 2024-2025, que, face às previsões da época chuvosa que inicia já em Outubro, a campanha agrícola deverá obedecer a um arranque diferenciado entre as regiões do país.
“Para a região Norte estamos a recomendar um início tardio das sementeiras devido à previsão de escassez de chuva. O que estamos a dizer é que ao invés de iniciar as sementeiras em Novembro, o melhor é atrasarem para Dezembro, para reduzir o risco de falha na campanha”, frisou Hiten Shah.
Segundo a fonte, para as zonas Sul e Centro, a recomendação é que a campanha de sementeira siga o ciclo normal e escalonada, pois, as previsões indicam para uma boa satisfação hídrica, na primeira época.
Para a segunda época (Janeiro, Fevereiro e Março) “a previsão é de boa satisfação hídrica em todas as regiões, porém, temos algumas manchas de satisfação média a baixa, para as províncias de Tete e Zambézia e Gaza, estaremos a monitorar de forma permanente para que consigamos reduzir algum risco que existe de falha na campanha”, explicou, defendendo a necessidade dos agricultores do sector familiar estarem atentos às orientações que as autoridades vão dando.
(Foto DR)
Deixe uma resposta