Ministério da Educação inicia a revisão de 86 livros escolares

Ministério da Educação inicia a revisão de 86 livros escolares

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) iniciou a revisão científica, linguística e didáctica de livros escolares para os subsistemas do ensino primário e secundário, de acordo com a Ministra do Pelouro.

Segundo Namashulua, 20 manuais escolares do ensino primário estão em revisão enquanto os restantes 66 pertencem ao subsistema geral do ensino secundário.

Recentemente, a estrutura do MINEDH foi abalada por vários manuais do ensino primário conterem erros de conteúdo. Numa tentativa de abafar o caso e proteger sua imagem, Carmelita Namashulua, cujas competências e sapiências foram colocadas em causa, mandou exonerar a porta-voz da instituição e outros quadros, incluindo pessoal do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação e a autora do livro de Ciências Sociais da sexta classe, Firoza Bicá. Depois de tanto esquivar-se de tecer comentários sobre o assunto, numa conferência de imprensa, a Ministra apenas leu um documento e o sue novo porta-voz proibiu os jornalistas de fazerem questões. Actualmente, decorrem processos para se apuraram as reais causas dos erros, e, dados preliminares avançados pela imprensa, apontam para possível “sabotagem”. Saiba mais…

A informação sobre a revisão dos livros escolares foi partilhada durante o Conselho de Coordenação do MINEDH, que terminou na quinta-feira no distrito de Gondola, na província central de Manica.

“Tudo está a ser feito para que os livros em revisão não contenham erros metodológicos, científicos e linguísticos, como aconteceu com o livro didáctico das Ciências Sociais do sexto ano”, disse a Ministra, garantindo que desse processo participam professores de escolas primárias, secundárias e do Ensino Superior.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.