O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) considera que a introdução do lanche escolar está a contribuir para a melhoria significativa do rendimento pedagógico.
De acordo com o Secretário Permanente do MINEDH, Ismael Assis, que interveio nas cerimónias centrais do 1 de Março, Dia Africano de Alimentação Escolar, a iniciativa tem vindo a contribuir para o aumento de novos ingressos e retenção de crianças nos estabelecimentos de ensino, sobretudo nas zonas rurais.
Este ano, a data foi celebrada sob o lema: “Nutrição e desenvolvimento do capital humano em África, por meio de maior investimento em alimentação escolar com compras locais”.
Na ocasião, o secretário permanente do MINEDH precisou que o Programa de Alimentação Escolar, introduzido em 2019, está a ser implementado de forma directa pela sua instituição em apenas 340 escolas do ensino primário dos 12.969 existentes no país.
“O número de beneficiários é bastante reduzido, daí que o Governo está a trabalhar com parceiros de cooperação para aumentar a cobertura. Ficou provado que este programa está a reduzir, de forma significativa, o impacto negativo da insegurança alimentar e desnutrição no sector da Educação”, disse.
Um outro programa similar, segundo Ismael Assis, tem sido implementado por parceiros do MINEDH e consiste na distribuição de ração seca para os alunos levarem para casa ou quente para o consumo na escola.
Estas acções, a título de exemplo, criaram condições para o retorno e permanência das crianças na escola, neste período da pandemia da Covid-19 e após a eclosão dos ciclones Idai e Kenneth, nas províncias de Cabo Delgado, Zambézia, Manica e Sofala.
“Os programas de alimentação escolar também são oportunidades para ensinar os mais novos a comerem melhor, enquanto aprendem sobre estilos de vida sustentáveis e dietas saudáveis”, disse.
Assis entende que a educação nutricional pode aumentar o conhecimento e a consciencialização sobre a importância de alimentação saudável e da nutrição. A fonte acrescentou que comportamentos nutricionais aprendidos na escola têm um impacto vitalício para as crianças, suas famílias e comunidades.